A computação em nuvem oferece uma forma simples de acessar servidores de dados, de armazenamento, de banco de dados, além de um conjunto amplo de aplicativos pela internet. Basicamente, os grandes data centers de computação em nuvem investem maciçamente em hardware e os mantêm ligados à rede, vendendo ‘pacotes de aplicação’. É, assim, possível provisionar exatamente o tipo e tamanho corretos de recursos computacionais necessários para executar a sua ideia ou operar o seu departamento de TI. Você pode acessar quantos recursos forem necessários, quase instantaneamente, e pagar apenas pelo que usa.

Há muitas vantagens nesse produto. Vejamos algumas principais.

Ao invés de investir exageradamente em datacenters e servidores antes de saber como serão utilizados, você pode pagar apenas pelos recursos consumidos de computação.

Ao utilizar a computação em nuvem, você pode alcançar um custo variável mais baixo do que seria possível normalmente. Como a utilização de milhares de clientes é feita na nuvem, os provedores conseguem alcançar economias de escala maiores, o que significa preços mais baixos com pagamento conforme o uso.

No ambiente de computação em nuvem, recursos adicionais de TI estão ao alcance em apenas um clique, o que significa que o tempo necessário para disponibilizar estes recursos aos desenvolvedores é reduzido de semanas para apenas minutos. Isso resulta em um aumento dramático na agilidade da organização.

Vai pensar a respeito?