O IEEE (pronuncia-se I-3-E), Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos é uma organização profissional, sem fins lucrativos, responsável pelo estabelecimento de atividades de padrões baseadas em consenso, e um dos seus papéis mais importantes é definir os padrões para formatos de dispositivos e computadores. Pois bem.

O IEEE recém definiu a nova geração da tecnologia de transmissão em redes locais sem fio (Wi-Fi LAN), pertencentes à família 802.11, mas de alto desempenho, na frequência de 5 GHz. Este padrão ficou sob estudos entre 2011 e 2013, e foi oficialmente lançado em 2014. Aproveitando-se de uma extensão de interface já implementada no modelo 802.11n, trabalhará com multiestações de transferência na escala de Gbits/s e um único link (traduzindo: velocidades entre 1,3 e 6,9 Gbits/s)!

E o que isto significa?

Significa, em primeiro lugar, que o alcance de sinal pulará dos atuais 100m de distância para 200m. Além da melhoria de cobertura e da impressionante velocidade, o novo padrão torna a distribuição dos dados mais inteligente, resolvendo problemas de ‘pontos cegos’, ou seja, locais onde o sinal não chegava foram parcialmente resolvidos. Agora, as ondas não são propagadas de forma uniforme em todas as direções, como nos padrões passados. O sinal é reforçado para as áreas onde são reconhecidos dispositivos conectados.

A indústria já se mobilizou e lançou uma série de roteadores 802.11ac. Alguns, para se ter uma ideia, estão preparados para streaming de vídeos em 4K (quad HD). Ou para transmissões simultâneas de vídeos HD para vários clientes em um mesmo ambiente e sincronização rápida de backup de grandes arquivos.

Enxergou todas as possibilidades dessa tecnologia em sua casa ou em sua empresa?