Sabe o que significa a sigla BYOD? É uma tendência que permite que funcionários usem seus próprios dispositivos para acessar as informações da empresa. ‘Bring Your Own Device’, literalmente, ‘traga seu próprio dispositivo’, dá aos funcionários de uma empresa a oportunidade de utilizar seus próprios aparelhos, como computadores, notebooks, smartphones, para acessar dados e informações da empresa em que trabalham. Cada profissional tem a liberdade de escolher a tecnologia que lhe convém, proporcionando um ambiente de trabalho mais confortável.

O BYOD começou a ser utilizado em 2009, inicialmente nos escritórios da Intel. A experiência mostrou a potencialidade da promoção de interação entre funcionários com a empresa, movido por um sentimento de ‘gratidão’ e ‘aceitação’.

Alguns anos mais tarde, outras experiências mostraram os caminhos para a implementação do BYOD nos modelos de empresas diferentes. Um deles, consiste em regras de segurança rígidas, que permitem que a empresa controle e até bloqueie o aparelho do funcionário.

O segundo caminho é quando o funcionário não se sente confortável com o equipamento originalmente adquirido e disponibilizado pela empresa. A partir daí, o custo e a responsabilidade passam a ser do funcionário, que escolhe um equipamento que lhe atenda melhor.

A terceira via é a transferência legal do equipamento ou dispositivo originalmente da empresa para o funcionário. Estas são três opções que merecem ser exaustivamente estudadas antes da política ser implementada.

A tendência está virando moda, e moda se espalha rapidamente. Tente se aprofundar na questão e faça sua escolha. Boa sorte.