A tecnologia presente em nosso dia a dia alterou a forma de como nos relacionamos, comercializamos, nos divertimos e consumimos a informação. Através dos gadgets modernos, o acesso à informação é quase imediato!

Contudo, a tecnologia também vem causando transformações em nosso cérebro. Transformações físicas! Quando fazemos ou utilizamos uma ferramenta de maneira frequente, nosso cérebro se modifica fisicamente, constatado através de pesquisa na Grã Bretanha. Outro dado importante é que a tecnologia deixa o nosso cérebro preguiçoso: tendemos a nos condicionar a fazer sempre a mesma coisa, evitando saídas criativas para obter os mesmos resultados esperados.

A internet também está sendo alvo de pesquisas da forma como está alterando nossa massa cinzenta: déficits de atenção e vício games são algumas das modificações estudadas. Contudo, é possível ter uma vida saudável na era digital.

De pronto, recomendo que você tenha uma vida saudável, faça atividades físicas frequentes, tenha uma alimentação saudável e, muito importante, horas de sono regulares. Tudo isso ajuda a renovar nossas capacidades cerebrais.

Outro aspecto importante: desafie sempre o seu cérebro fazendo algo novo com frequência. Por exemplo, faça um caminho diferente para o trabalho ou para casa, leia, jogue, analise tudo, dê uma perspectiva sempre diferente às coisas ao seu redor.

O importante, até que os limites dessa interação tecnologia-cérebro fiquem definidos, é que você tenha sempre uma relação harmoniosa com as máquinas, softwares e gadgets.