O mercado de ti vem passando por muitas fases nos últimos anos. Downsize, Writesize, Outsource, Colocation, e por aí vai. Quando esse assunto entra em pauta em uma reunião de diretoria, muitas vezes nem acontece a pauta, imediatamente defini-se pela locação. Mas cá entre nós, você empresário já fez uma avaliação precisa, na ponta do lápis, do quanto essa locação é realmente vantajosa para sua empresa? Dos riscos para sua operação?

Quando locamos um equipamento somos levados a acreditar que este é um excelente negócio, e até pode ser, mas muitas vezes as cláusulas desse contrato não são tão favoráveis ao tipo de operação do cliente. À primeira vista, o que nos leva a adotar a locação de equipamentos é a redução de custos imediatos e principalmente o repasse da responsabilidade pelo seu funcionamento. Já ouvi de empresários “a manutenção do equipamento não é responsabilidade minha, basta fazer uma ligação e o equipamento defeituoso é prontamente substituído e a operação continua”. Confesso a você que nestes últimos anos eu nunca vi isso funcionar, pelo menos não com toda essa eficiência.

Quando locamos um equipamento, por exemplo, uma impressora, realmente a responsabilidade por sua manutenção é da empresa locadora, porém o tempo de atendimento e correção do problema nem sempre são confortáveis para o cliente. Posso usar como exemplo uma impressora a laser utilizada na emissão de notas fiscais. Nesta função, esse tipo de equipamento não pode ficar parado nem 01 minuto, exigindo que tenhamos 02 equipamentos em operação ou 01 em operação e outro em standby. Já no caso da demora na resolução de um problema, a empresa locadora acaba por substitui o equipamento por outro igual o similar. Se for um similar poderemos ter problemas, pois no mínimo exigirá do TI da empresa a substituição dos drivers instalados nos equipamentos e em alguns casos extremos poderá exigir também ajustes em aplicações (layout de impressão, etc).

Outro ponto que devo alertar quanto à locação de impressoras é quanto aos insumos, cartuchos de tinta ou toner, cilindros, etc. Esses insumos normalmente caros, também fazem parte do contrato de locação e são fornecidos ao cliente à medida que ele solicita. Nestes últimos anos eu também nunca vi uma impressora locada que utilizasse insumos originais do fabricante, pois são caros, prejudicando o negócio de locação. Pode parecer exagero, puritanismo de minha parte, mas são raros os insumos não originais que proporcionam uma boa impressão, normalmente apresentando falhas na impressão, vazamentos, etc.

Esclarecendo minha posição, eu não sou contra a locação de equipamentos, mas sou ferrenho defensor da operação de sua empresa, com segurança, sem percalços, sem surpresas. Muitas vezes a imediata redução de custos tem posteriormente um grande custo operação, direto ou indireto. Para locar equipamentos o empresário tem que ter em mente todos os detalhes de sua operação, avaliando todos os riscos dessa modalidade, incluindo até o não cumprimento do contrato.

Com certeza seu TI o ajudará nisso.